A abordagem STEM e a aprendizagem da matemática
Resumo
No presente trabalho, são descritos vários elementos centrais da abordagem educacional STEM, que é a sigla para as palabras ciencia, tecnologia, engenharia e matemática, por sua sigla em inglês. Essa abordagem tem ganhado espaҫo como estratégia de ensino no ensino de ciências em geral e matemática em particular. A sua tese central apoia a integraҫão destes elementos para o desenho de tarefas de aprendizagem para a sala de aula, através da resoluҫão de problemas originados no contexto real.
Downloads
Referências
AP STEM (2019). Visión STEM para México. Alianza para la Promoción STEM.
Barrera, F.; Reyes, A.V.; Campos, M. y Rodríguez, C. (2021). Resolución de problemas en el aprendizaje y enseñanza de las matemáticas. Boletín Científico Pädi, 9 (especial), 10-17. Doi: https://doi.org/10.29057/icbi.v9iEspecial
Bogdan, R. y García, A. (2021) De STEM nos gusta todo menos STEM> Análisis Crítico de una tendencia educativa de moda. Enseñanza de las Ciencias, 39 (1), 65-80.
Bybee, R.W. (2013) The case for STEM Education. NSTA press.
Capraro, R. M. y Slough, S. W. (2013). Why PBL? Why STEM? Why Now? An introduction to STEM Project-Based Learning: An integrated Science, Technology, Engineering, and Mathematics approach. En R. M. Capraro y J. R. Morgan (Eds.), STEM Project-Based Learning an Integrated Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) approach (pp. 1-5). Rotterdam: Sense.
Castiblanco, P.J. y Lozano, R. (2016). El modelo STEM como práctica innovadora en el proceso de aprendizaje de las matemáticas en las escuelas unitarias de la IED Instituto Tecnológico Agrícola de Pacho, Cundinamarca. Tesis de maestría, Universidad de Tecnológicas de Bolívar, Colombia. Consultado en: https://repositorio.utb.edu.co/handle/20.500.12585/2677
Cerda, G.; Pérez, C.; Casas, J.A. y Ortega, R. (2017) Enseñanza y Aprendizaje de las matemáticas: la Necesidad de un Análisis Multidisciplinar. Psychology, Society & Education, 9 (1), 1-10.
CONACYT (2016). Indicadores CONACYT para el Cuarto informe de gobierno. https://www.siicyt.gob.mx/index.php/transparencia/informes-conacyt/informe-de-gobierno/3749-ig-4-cti-2016/file
García, R.O. y García, C.E. (2020) Metodología STEM y su uso en matemáticas para estudiantes de bachillerato en tiempos de pandemia Covid-19. Revista Dominio de las Ciencias, 6 (2), 163-180.
Glancy, A. y Moore, T. (2013) “Theoretical Foundations for Effective STEM Learning Environments”. School of Engineering Education Working Papers. Paper 1. Consultado en: http://docs.lib.purdue.edu/enewp/1
Honey, M., Pearson, G. y Schweingruber, H. (2014). STEM integration in K-12 education: Status, prospects, and an agenda for research. Washington, DC: National Academies Press.
INEGI (2018). Encuesta Nacional de Ocupación y Empleo. https://www.inegi.org.mx/rnm/index.php/catalog/410
López, J.A. (1998). Ciencia, tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, 18, 41-68.
ManpowerGroup (2018). Encuesta de Escasez de Talento 2018. Consultado en: https://www.manpowergroup.com.mx/wps/wcm/connect/manpowergroup/db65d29b-c8d3-46e9-9af5- fed9ef38a9d0/MG_EscasezdeTalentoMexico2018. pdf?MOD=AJPERES&CONVERT_ TO=url&CACHEID=db65d29b-c8d3-46e9-9af5- fed9ef38a9d0
Martín-Páez, T., Aguilera, D., Perales-Palacios, F. J. y Vílchez-González, J. M. (2019). What are we talking about when we talk about STEM education? A review of literature. Science Education, 103(4), 799-822. https://doi.org/10.1002/sce.21522
Matthews, M.R. (2017). La Enseñanza de la Ciencia, un enfoque desde la historia y la filosofía de la ciencia. Fondo de Cultura Económica.
Milner-Bolotin, M. (2018). Evidence-based research in STEM teacher education: From theory to practice. Frontiers in Education, 3(92), 1-9. https://doi.org/10.3389/feduc.2018.00092
Murillo, J. (2013). Research on school efficiency in Ibero-America. Bogota: Andrés Bello Agreement
NRC (2010). Inquiry and the National Science Education Standards: A guide for teaching and learning. Center for Science. Mathematics and Engineering Education. United States of America.
Restrepo, B. (2005). Aprendizaje basado en problemas (ABP): una Innovación didáctica para la enseñanza universitaria. Educación y Educadores, 8, 9-19.
Rodríguez, R. (2017). Repensando la enseñanza de las matemáticas para futuros ingenieros: actualidades y desafíos. IE, Revista de Investigación educativa de la REDIECH, 8 (15), 1-20.
OCDE (2016). Perspectivas de la OCDE en Ciencia, Tecnología e Innovación en América Latina 2016.
UNESCO. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2016, Septiembre 14). ¿Cuánto invierten los países en I+D? Una nueva herramienta de la UNESCO identifica a los nuevos protagonistas [En línea]. París: UNESCO.
Uzurriaga, V. &. (2013). Challenges of teaching mathematics in the new millennium. Scientia A Techinca, 31-43.
Zollman, A. (2012). Learning for STEM literacy: STEM literacy for learning. School Science and Mathematics, 112 (1), 12-19. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.2012.00101.x
Direitos de Autor (c) 2022 María del Carmen Olvera Martínez,Aarón Víctor Reyes Rodríguez,Marcos Campos Nava,Agustín Alfredo Torres Rodríguez,Carlos Arturo Soto Campos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-11-01
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-30