Trabalho de pesquisa no Secundário, uma estrutura de ação para alfabetização STE(A)M no âmbito do LOMLOE

Palavras-chave: STE(A)M, pesquisar, competencias, educação secundária.

Resumo

Promover a investigação no Ensino Secundário significa criar enquadramentos para que os alunos desenvolvam competências úteis e válidas para a vida. Entre essas habilidades, podemos encontrar: 1) resolução de problemas, 2) encontrar informações de forma rigorosa, ética e crítica (ou seja, respeitando os direitos autorais), 3) usar ferramentas digitais para coletar, obter e analisar dados, 4) escolher o direito metodologia para os recursos disponíveis, e 5) ser capaz de chegar a conclusões relevantes, válidas e confiáveis. Todas essas habilidades mostram o grau de autonomia dos alunos, que precisam ser capazes de trabalhar individualmente ou em cooperação entre pares.

Essas competências estão alinhadas com as estabelecidas pelo Marco de Educação proposto pelo Governo Espanhol (LOMLOE), como alfabetização e mídia digital, alfabetização científica (no âmbito do STE(A)M), cidadania ativa, participação empresarial e empoderamento , visto que suas ações, por menores que sejam, têm ou podem ter efeitos na sociedade em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

María del Pilar Menoyo Díaz, Red Iberoamericana de Docentes (RID) Formación IB

Licenciada en Ciencias Biológicas (UB_1977), doctora en Didáctica de las Matemáticas y las Ciencias Experimentales (UAB_2013), premio Marta Mata de Pedagogía, (Rosa Sensat_2013). Miembro de la Red Iberoamericana de Docentes (RID) Formación IB. Líneas de trabajo: La evaluación, Resolución de problemas, Mirada matemática, Los trabajos de investigación en Secundaria. Catedrática de Matemáticas jubilada.

Referências

Beltrán-Pellicer, P. y Alsina, Á. (2022). La competencia matemática en el currículo español de Educación Primaria. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 3(2), 31-58 http://dx.doi.org10.24310/mgnmar.v3i2.14693 DOI: http://dx.doi.org10.24310/mgnmar.v3i2.1469

Couso, D. (2017). Per a què estem en STEM? Un intent de definir l’alfabetització STEM per a tothom i amb valors. Revista Ciències 34, pp. 22-30.

Couso, D.; Domènech, J.; Simarro, C.; López, V. y Grimalt-Álvaro, C. (2022). Perspectives, Metodologies i Tecnologies en el desplegament de l’educació STEM Revista Ciències 44 (22).pp. 56-71. eISSN: 1699-6712 https://doi.org/10.5565/rev/ciencies.470

Doménech, J. (2019). Tema d’anàlisi: STEM: Oportunidades y retos desde la Enseñanza de las Ciencias UTE. Revista de Ciències de l’Educació Monogràfic 2019. pp. 155-168 ISSN 1135-1438. EISSN 2385-4731 http://revistes.publicacionsurv.cat/index.php/ute

Menoyo Díaz, M. del P. (2013). Analisi del procés de realització i tutorització dels treballs d'investigació a secundària: Propostes didàctiques per millorar la competència en recerca de l'alumnat Tesis doctoral UAB ISBN 978-84-490-3823-5 https://ddd.uab.cat/record/113988

Menoyo Díaz, M. del P. (2016)a. La realización de trabajos de investigación: un reto para el alumnado y el profesorado de Secundaria Editorial Octaedro-Rosa Sensat. ISBN 978-84-9921-802-1

Menoyo Díaz, M. del P. (2016)b. Aprendre a investigar i a comunicar a l'ESO i al Batxillerat des de la mirada matemàtica de la realitat: experiència portada a terme a l'Institut

Manuel Zafra de Barcelona. Llibre d’actes del Congrés C2EM Barcelona 2016. http://c2em.feemcat.org/wp-content/uploads/actes/2C121.pdf

Menoyo Díaz, M. del P. (2017). Hacer ciencia para comunicar ciencia desde 1º de ESO: aprender a pensar, leer, realizar, hablar y escribir ciencia Revista Modelling in Science Education and Learning v10(1) 149-170. ISSN 1988-3145. https://doi.org/10.4995/msel.2017.6556

Menoyo Díaz, M. del P. (2018). Les eleccions: Punt de partida per fer recerca a Secundària. Llibre d’Actes del II Congrés CTEM de la comunitat valenciana “STEM per a la ciutadania” Edita: Generalitat Valenciana. Conselleria d'Educació, Cultura i Esport ISBN: 978-84-482-6469-7 pp 131-152

Menoyo Díaz, M. del P. (2018). Disseny de barrets geomètrics: Proposta de treball i avaluació cooperativa. Llibre d’Actes del II Congrés CTEM de la comunitat valenciana “STEM per a la ciutadania” Edita: Generalitat Valenciana. Conselleria d'Educació, Cultura i Esport ISBN: 978-84-482-6469-7 pp 341-359

Menoyo Díaz, M. del P. (2020)a. Enseñar a investigar en la etapa de Secundaria en el marco de los Objetivos del Desarrollo Revista formación IB. http://formacionib.org/noticias/? Ensenar-a-investigar-en-la-etapa-de-Secundaria-en-el-marco-de-los-Objetivos-del [Febrero 2020]

Menoyo Díaz, M. del P. (2020)b. La acción transformadora de los trabajos de investigación para la consecución de los Objetivos del Desarrollo Sostenible: Estudio de las letras de las canciones de reguetón en el marco de la igualdad de género en una actividad extraescolar. Ciencia, Técnica y Mainstreaming Social. 0(4):97-111. https://doi.org/10.4995/citecma.2020.13414

Menoyo Díaz, M. del P. (2020)c. Educar la mirada científica del alumnado de secundaria en el marco de los objetivos del desarrollo sostenible, educar para una ciudadanía global en un momento de cambio educativo. Revista Modelling in Science Education and Learning Volume 13(2), doi: https://doi.org/10.4995/msel.2020.13790

Menoyo Díaz, M. del P y Domínguez Tasias, M. (2022). Educar la mirada matemàtica a partir de fotografíes per elaborar un microrelat matemàtic: Una experiència amb alumnat de 1r d’ESO de l’Institut Caterina Albert de Barcelona. Llibre d’Actes del III Congrés CTEM de la comunitat valenciana “STEM per a la inclusió). Generalitat Valenciana. Conselleria d'Educació, Cultura i Esport ISBN: 978-84-482-6724-7 pp. 120-126

Rebollo, G.; Romero, I. y Gil, F. (2017). Educación STEM para integrar conocimientos científicos en la asignatura "Tecnología industrial" de bachillerato. Enseñanza de las Ciencias. vol. extraordinario. Dedicado a: X Congreso Internacional sobre Investigación en Didácticas de las Ciencias (Sevilla, 5-8 de septiembre de 2017). pp. 5327-5333.

Rodero, L. (2022). Com fer servir l’estadística com a eina STE(A)M? Noubiaix, Revista de la FEEMCAT i de la SCM n. 48 pp 4-13.

Publicado
2022-12-30
Como Citar
Menoyo Díaz, M. del P. (2022). Trabalho de pesquisa no Secundário, uma estrutura de ação para alfabetização STE(A)M no âmbito do LOMLOE. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 18(66). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1442
##plugins.generic.dates.received## 2022-12-16
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-30