Actitudes de estudiantes universitarios hacia el trabajo colaborativo en la propuesta del juego “Lights out!” en un curso de Álgebra lineal
Resumo
Este artigo analisa as atitudes frente ao trabalho colaborativo de um grupo de estudantes universitários, após a implementação de uma proposta de ensino em um curso curricular de Álgebra Linear, no curso de Engenharia. O desenho da proposta teve como objetivo introduzir inovação nas metodologias de aprendizagem, ensino e avaliação, a partir de uma proposta de trabalho colaborativo; e, o uso de tecnologias de informação e comunicação. O jogo “Luzes apagadas!” foi proposto. cuja solução pode ser modelada matematicamente. É apresentada a análise das atitudes dos alunos em relação ao trabalho colaborativo, em particular aos papéis e objetivos, nas suas três dimensões constitutivas: cognitiva, afetiva e comportamental. Os resultados indicam que os estudantes apresentam atitudes favoráveis ao trabalho colaborativo na Universidade.
Downloads
Referências
Anderson, M., Todd, F. (2017). Turning Lights Out with Linear Algebra. Revista Mathematics magazine, 71 (4), 300-303.
Anijovich, R., Cappelletti, G. (2018). La evaluación como oportunidad. Paidós.
Barkley, E., Cross, P., Howell, C. (2007). Técnicas de aprendizaje colaborativo. Morata.
Bergeson, T. (2000). Teaching and Learning Mathematics. Using Research to Shift From the “Yesterday” Mind to the “Tomorrow” Mind. Superintendent of Public Instruction.
Boavida, A., Da Ponte, J. (2011). Investigación colaborativa: potencialidades y problemas. Revista Educación y Pedagogía, 23 (59), 125-135. https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/8712
Borba, M., De Loiola Araújo, J. (2008). Investigación cualitativa en educación matemática. México: Cideccyt, Limusa.
Bourn, D., Neal, I. (2008). The global engineer. Incorporation global skills within UK higher education. Institute of Education University of London. https://discovery.ucl.ac.uk/id/eprint/1492710/1/Global%20Engineer%20Web%20version.pdf
Capote León. E., Rizo Rabelo, N., Bravo López, G. (2016). La formación de ingenieros en la actualidad. Una explicación necesaria. Revista Universidad y Sociedad, 8 (1), 21-28. http://rus.ucf.edu.cu/
Collazos, C., Mendoza, J. (2006). Cómo aprovechar el “aprendizaje colaborativo” en el aula. Revista Educación y Educadores, 9 (2), 61-76.
Compte Guerrero, M., Sánchez del Campo Lafita, M. (2019). Aprendizaje colaborativo en el sistema de educación superior ecuatoriano. Revista de Ciencias Sociales, 15(2), 131-140.
Coulibaly, D. (2023). Lights Out: An Application of Linear Algebra over a Finite Field, Bachelor ́s Thesis, Department of Mathematics, ETH, https://people.math.ethz.ch/~acannas/Student_Papers/BSc_Theses/2022_bsc_coulibaly_lights_out.pdf
Cuseo, J. (1996). Cooperative Learning: Pedagogy for addressing contemporary challenges & critical issues in higher education. Marymount Collage: New Forums Press.
Dillenbourg, P. (1999). What do you mean by "collaborative learning"? In P. Dillenbourg (Ed.), Collaborative-learning: Cognitive and computational approaches, 1-19. Elsevier.
Domingo, J. (2008). El aprendizaje cooperativo. Revista Cuadernos de trabajo social,21, 231-246.
Exley, K., Dennick, R. (2009). Enseñanza en pequeños grupos en Educación Superior. Tutorías, seminarios y otros agrupamientos. Narcea.
Fazakas, B., Groza, A. (2022). Generating and solving the Lights Out! Game in first order logic. IEEE 18th International Conference on Intelligent Computer Communication and Processing (ICCP).
Felder, R., Brent, R. (2007). Cooperative Learning. En P.A. Mabrouk, (Ed.), Active Learning: Models from the Analytical Sciences, 34-53. American Chemical Society.
García, A., Troyano, Y. (2010). Aprendizaje cooperativo en personas mayores universitarias. Revista interamericana de Educación de Adultos, 32 (1), 7-24.
Gillies, R., Boyle, M. (2010). Teachers’ reflections on cooperative learning: issues of implementation. Teaching and Teacher Education, 26, 933-940.
González, N., García, M. (2007). El aprendizaje cooperativo como estrategia de enseñanza-aprendizaje en psicopedagogía (UC): repercursiones y valoraciones de los estudiantes. Revista Iberoamericana de Educación, 42 (6), 1-13.
González, J., Wagenaar, R. (2003). Tuning Educational Structures in Europe. Informe final, Proyecto Piloto - Fase 1. Universidad de Deusto y Universidad de Groningen.
Gutiérrez del Moral, M. (2009). El trabajo cooperativo, su diseño y su evaluación.
Dificultades y propuestas. UNIVEST09, http://dugi-doc.udg.edu/bitstream/handle/10256/1956/217.pdf?sequence=1
Jaramillo-Valencia, B., Quintero-Arrubla, S. (2021). Trabajando en equipo: múltiples perspectivas acerca del trabajo cooperativo y colaborativo. Revista Educación y Humanismo, 23 (41), 205-233.
Jarauta Borrasca, B. (2014). El aprendizaje colaborativo en la universidad: referentes y práctica. Revista de Docencia Universitaria, 12 (4), 281-302.
Johnson, D., Johnson, R., Smith, K. (1991). Active Learning: Cooperation in the College Classroom. Interaction Book Company.
Johnson, D., Johnson, R. T. (1999). An overview of cooperative learning. In L. K.Cooper (Ed.), Handbook of research on learning and teaching, 4, 243-276. Psychology Press.
Jones, K., Jones, J. (2008). Making Cooperative Learning Work in the College Classroom: An Application of the “Five Pillars” of Cooperative Learning to Post-Secondary Instruction. The Journal of Effective Teaching, 8(2), 61-76.
Madsen, M. (2010). Lights Out: Solutions using Liner algebra. Revista Summation, Department of Mathematics and Computer Science – Ripon College.
Maldonado, M. (2007). El trabajo colaborativo en el aula universitaria. Revista Laurus,13 (23), 263-278.
Melita, G. (2012). La Psicología Social y su objeto de estudio. En G. L. Costa y E. D. Etchezahar (Comps.). Temas de Psicología Social. Ediciones de la UNLZ.
Mendible, A., Ortiz, J. (2007). Modelización Matemática en la Formación de Ingenieros. La Importancia del Contexto. Revista Enseñanza de la Matemática, 12(16), 133-148.
Novaes, T., Almeida C. (2023). Un estado de conocimiento sobre la gamificación en la enseñanza de las Matemáticas. Revista Unión, 67, 1-15.
Pujolàs, P. (2008). El aprendizaje cooperativo. Graó.
Revelo-Sánchez, O., Collazos-Ordóñez, C., Jiménez-Toledo, J. (2018), El trabajo colaborativo como estrategia didáctica para la enseñanza/aprendizaje de la programación: una revisión sistemática de literatura. Revista Tecno Lógicas, 21 (41),115-134.
Roselli, N. (1999). El mejoramiento de la interacción sociocognitiva mediante el desarrollo experimental de la cooperación auténtica. Revista Interdisciplinaria, 16 (2), 123-151.
Roselli, N. (2016). El aprendizaje colaborativo: Bases teóricas y estrategias aplicables en la enseñanza universitaria. Revista Propósitos y Representaciones, 4 (1), 219-280. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2016.v4n1.90
Slavin, R. (1999). Aprendizaje cooperativo: teoría, investigación y práctica. Buenos Aires: Aique.
Smith, P. C., MacGregor, J. T. (1990). Effects of cooperative learning and peer tutoring on high school chemistry students. Journal of Educational Research, 83 (4), 213-221.
Tran, V., Lewis, R. (2012). Effects of Cooperative Learning on Students at An Giang University in Vietnam. Revista International Education Studies, 5 (1), 86-99.
Williams, B. (2007). Cooperative Learning: A Standard for High Achievement. Thousand Oaks. Corwin Press.
Zabala-Vargas, S., García-Mora, L. (2022). Didactic Strategy Mediated by Games in the Teaching of Mathematics in First-Year Engineering Students. Revista Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education,18 (2).
Direitos de Autor (c) 2024 María de los Angeles Fanaro,Victoria Artigue ,Joel Gak,Gabriel Núñez
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-30