Estratégias didáticas nos livros espanhóis de matemática do Século XIX: os tratados elementares de Juan Cortázar
Resumo
O artigo a seguir analisa as estratégias de ensino encontrados nos quatro tratados fundamentais, Tratado Aritmética (Tratado de Aritmética), Álgebra Elementar (Álgebra Elemental), Geometria Elementar (Geometría Elemental) e Trigonometria e Topografia (Trigonometría y Topografía), o autor do século XIX, Juan Cortázar. Estão em obras inúmeras estratégias para otimizar o aprendizado dos alunos e dar apoio aos professores usando seus livros . Estes incluem sugestões, propostas metodológicas , conteúdo original , teóricos e adaptados à realidade da época, figuras e aplicações representações explicativas eo uso de materiais manipuláveis.
Downloads
Referências
Beyer, W. O. (2006). Algunos libros de Aritmética usados en Venezuela en el período 1826-1912. Revista de Pedagogía, XXVII(78), 71-110.
Caramalho, J. (2008). Lacroix and the calculus. London: Springer Science & Business Media.
Cortázar, J. (1859). Tratado de Trigonometría rectilínea y esférica y Topografía. Sexta edición. Madrid: Imprenta de D.F. Sánchez a cargo de D. Agustín Espinosa.
Cortázar, J. (1861). Tratado de Geometría Elemental. Novena edición. Madrid: Imprenta de D.F. Sánchez a cargo de D. Agustín Espinosa.
Cortázar, J. (1865). Tratado de Álgebra Elemental. Decimoquinta edición. Madrid: Imprenta de Antonio Peñuelas y Gabriel Pedraza.
Cortázar, J. (1866). Tratado de Aritmética. Decimonovena edición. Madrid: Imprenta de D. Antonio Peñuelas.
Freijd, P. (2013). Old algebra textbooks: a resource for modern teaching. BSHM Bulletin, 28, 25-36.
Giol y Soldevilla, I., y Goyanes y Soldevilla, J. (1864). Tratado de topografía. Madrid: M. Minuesa.
Gómez, B., Sanz, M. T. y Huerta, I. (2016). Problemas descriptivos de fracciones. Bolema, 30(55), 586-604.
León-Mantero, C. y Maz-Machado, A. (2015). Juan Cortázar y sus aportaciones a la Educación Matemática española del siglo XIX. ENSAYOS, Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 30(1), 55-62.
Madrid, M. J., Maz-Machado, A. y León-Mantero, C. (2015). Representations in the Sixteenth-Century arithmetics books. Universal Journal of Education Research, 3(6), 396-401.
Maz, A. (2009). Investigación histórica de conceptos en los libros de matemáticas. En Gonzalez, M., González, M. y Murillo, J. (Eds.), Investigación en Educación matemática XIII (pp. 5-20). Santander: SEIEM.
Maz, A. y Rico, L. (2007). Situaciones asociadas a los números negativos en textos de matemáticas españoles de los siglos XVIII y XIX. PNA, 1(3), 113-123.
Maz, A. y Rico, L. (2009a). Negative numbers in the 18th and 19th centuries: phenomenology and representations. Electronic Journal of Research in Educational Psychology 17(1), 537-554.
Maz, A. y Rico, L. (2009b). Las Liciones de Thomas Cerda: doscientos cincuenta años (1758-2008). Suma (60), 35-41.
Maz-Machado, A., y Rico, L. (2013). El Tratado elemental de matemáticas de José Mariano Vallejo en el bicentenario de su publicación. Suma(74), 55-63.
Maz-Machado, A., y Rico, L. (2015). Principios didácticos en textos españoles de matemáticas en los siglos XVIII y XIX. RELIME, Revista latinoamericana de Investigación Educativa 18 (1), 49-76.
Meavilla, V. y Oller, A. (2015). Problemas de relojes. Ejemplos históricos y consideraciones. Bolema, 29(51), 110-112.
Peset, J. L., Garma, S., & Pérez-Garzón, J. S. (1978). Ciencias y enseñanza en la revolución burguesa. Madrid: Siglo veintiuno.
Rico, L., y Maz, A. (2005). Matemáticas, libros y matemáticos: un recorrido por su historia y su relación con las enseñanza en España. En El libro español de Matemáticas (pp. 11-35). Córdoba: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Córdoba.
Sierra, M., González, M. T. y López, C. (1999). Evolución histórica del concepto de límite funcional en los libros de texto de bachillerato y curso de orientación universitaria (COU): 1940-19951. Enseñanza de las Ciencias, 17(3), 463-476.
Schubring, G, (1987). On the methodolgy of analysing historical textbooks: Lacroix as textbook authors. For the learning of mathematics, 7(3), 41-51.
Schubring, G. (1988). Discussions épistémologiques sur le statut des nombres négatifs et leur représentation das les manuels allemands et français de mathématique entre 1795 et 1845. Actes du premier colloque franco-allemand de didáctique des mathématiques et de l´informatique (pp. 137-145). Editions La Pensée Sauvage.
Vea, F. (1986). Las matemáticas en los planes de estudios de enseñanza secundaria en España en el siglo XIX. Zaragoza: Universidad de Zaragoza.
Vea, F. (1995). Las matemáticas en la enseñanza secundaria en España (s. XIX). Zaragoza: Universidad de Zaragoza.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.published## 2018-04-30