Determinação dos procedimentos de transferência entre representações no processo de ensino e aprendizagem do Geometria analítica

  • Ortelio Nilo Quero Méndez
  • Aldo Medardo Ruiz Pérez
Palavras-chave: transferência entre representações, sistema de representação, geometria analítica e procedimento de ensino

Resumo

Este artigo apresenta um procedimento didático para a determinação dos processos de transferência entre representações de elementos de conjuntos-bases de estruturas geométricas, que é exemplificado com as linhas retas do plano. Este procedimento é um componente da análise do conteúdo do treinamento no planejamento do processo ensinoaprendizagem de Geometria Analítica para licenciatura em educação, especialidade matemática e física de Cuba. Artigo apresenta, além disso, uma síntese dos fundamentos teóricos de procedimento didático que constitui uma nova sistematização dos conceitos de representação, sistema de representação e transferência entre representações no contexto da geometria analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ortelio Nilo Quero Méndez

Máster en didáctica de la Matemática, Licenciado en Educación Especialidad Matemática. 35 años de experiencia en la formación de profesores de Matemática. Investigador en didáctica de la Matemática.

Aldo Medardo Ruiz Pérez

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Máster en didáctica de la Matemática, Licenciado en Educación Especialidad Matemática. 35 años de experiencia en la formación de profesores de Matemática. Investigador en didáctica de la Matemática.

Referências

Álvarez, M., Almeida, B. y Villegas, E. (2014). El proceso de enseñanza-aprendizaje de la asignatura Matemática. La Habana: Pueblo y Educación.

Ballester, S. y otros (2000). Metodología de la enseñanza de la Matemática, tomo II. La Habana: Pueblo y Educación.

Castro, S., Díaz, M., Martínez, P., López, F., Bermúdez, I. y González, J. (1992). Geometría. La Habana: Pueblo y Educación.

Gómez, P. y Rico, L. (2002). Análisis didáctico, conocimiento didáctico y formación inicial de profesores de matemáticas de secundaria. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/376/ el 31 de agosto de 2015.

Jungk, W. (1978). Conferencias sobre Metodología de la Enseñanza de la Matemática 1. La Habana: Pueblo y Educación.

Kaput, J. (1987). Representation and mathematics. In C. Janvier (ed.), Problems of representation in mathematics learning and problem solving (pp. 19-26). Hillsdale, N. J. Lawrence Erlbaum Associates.

Ruiz, A. (2007). Modelo didáctico de la integración de conceptos matemáticos a partir de las relaciones conceptuales clásicas en la Educación Preuniversitaria. Tesis presentada en opción al grado científico de doctor en ciencias pedagógicas. Sancti Spíritus. Cuba.

Publicado
2018-04-30
Como Citar
Quero Méndez, O. N., & Ruiz Pérez, A. M. (2018). Determinação dos procedimentos de transferência entre representações no processo de ensino e aprendizagem do Geometria analítica. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14(52). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/341
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2021-08-23
##plugins.generic.dates.published## 2018-04-30