Tarefas sobre quebra-cabeças de pirâmide
Resumo
Uma renovação adequada na aprendizagem da geometria deve permitir ao aluno dar sentido aos conceitos geométricos e aumentar a sensibilidade para apreciar o interesse da geometria na resolução de problemas, o que implica além de desenvolver o seu sentido matemático e os componentes do sentido espacial. Para isso propomos tarefas que visam identificar formas, caracterizá-las, valorizar suas qualidades, sempre aprimorando suas habilidades espaciais. Isso requer partir de situações específicas que são suportadas por material didático e são completadas por tratamento com programas de geometria dinâmica, como o GeoGebra 3D.
Downloads
Referências
Flores, P. (2007). Pirámides rellenas de .. pirámides. Puzles espaciales que favorecen la visualización. En Flores, P., Ruiz, F. y De la Fuente, M.. (Coords.), Geometría para el siglo XXI. (pp. 223-247). Badajoz, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (FESPM) y SAEM THALES.
Flores, P. y Ramírez-Uclés. (2015). Volumen sin fórmulas. Taller en 17 Jornadas para el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas. Sánchez, P. (Ed.), Actas JAEM 2015. Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, (p. 57). FESPM. Sociedad de Educación Matemática de la Región de Murcia, SEMRM. http://17jaem.semrm.com/actas/actas_17JAEM_2015.pdf
Flores, P., Ramírez-Uclés, R. y Del Río, A. (2015). Sentido espacial. En P. Flores y L. Rico (Eds.), Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en Educación Primaria, (pp. 127-145). Madrid, Pirámide.
Guerrero, S.. (2014). Obtención del volumen del tetraedro por alumnos con talento matemático, sin emplear fórmulas. Trabajo Fin de Máster de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, Junio de 2014.
Guerrero, S. y Flores, P. (2015). Obtención del volumen del tetraedro por alumnos con talento matemático, sin emplear formulas. Épsilon, Vol. 32(2), nº 90, 21-31.
Guillén, G. (1997). Poliedros. Madrid, Síntesis.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia MEN (2006). Estándares Básicos de Competencia en Matemáticas.
Ministerio de Educación Nacional de Colombia MEN (2016). Derechos Básicos de Aprendizaje. Versión 2.
Direitos de Autor (c) 2023 Sandra Guerrero García,Pablo Flores Martínez
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-06-30
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28