Mandala: Outra forma de abordar conceitos geométricos

  • Marisa Reid
  • Rosana G. Botta Gioda
  • Fabio R. Prieto
Palavras-chave: Geometria, GeoGebra, Mandala

Resumo

Apresenta-se neste artigo uma experiência no âmbito do projeto "Ensino da Geometria com uso de distintos softwares" a qual foi desenvolvida em duas instituições de ensino em Santa Rosa, La Pampa, Argentina. Esta abordagem pedagógica que permite aos estudantes interagirem com o software GeoGebra, favorece o desenvolvimento de conceitos matemáticos, permitindo por meio de visualizações e experimentações, descobrirem regularidades e comprovarem propriedades. Um dos objectivos da proposta é recuperar o desenho de mandalas, como uma atividade de ensino importante, não só do ponto de vista geométrico, mas também de desenvolvimento da criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marisa Reid

Nació en Sansinena (Provincia de Buenos. Aires, 1966). Es Licenciada en Matemática, Universidad Nacional de La Pampa. Es docente en la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de La Pampa (Argentina). Desde 1997 es integrante de proyectos de investigación en el área de Educación Matemática.

Rosana G. Botta Gioda

Nació en Rafaela (Provincia de Santa Fe, Argentina, 1975). Es Profesora en Matemática y Computación, Universidad Nacional de La Pampa (Argentina). Es docente en nivel Secundario y en la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales y la Facultad de Agronomía de la Universidad Nacional de La Pampa (Argentina). Desde 2001 es integrante de proyectos de investigación en el área de Educación Matemática.

Fabio R. Prieto

Nació en General Pico (Provincia de La Pampa, 1967). Es Profesor en Matemática y Computación y Licenciado en Matemática, Universidad Nacional de La Pampa. Es docente en la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. UNLPam (Argentina). Desde 2000 es integrante de proyectos de investigación en el área de Educación Matemática.

Referências

Alencar, E. M. L. S. (2007). O papel da escola na estimulação do talento criativo. En D. S. Fleith & E. M. L. S. Alencar (Eds.), Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores (pp. 151-162). Porto Alegre, RS: ArtMed.

Alencar, E. M. L. S., Fleith, D. S. (2003). Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasilia, DF: Editora da Universidade de Brasília.

Alsina, C. (1991). Los 90 son nuestros. Ideas didácticas para una matemática feliz. Memorias del Primer Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Paris: Unesco.

Barbeau, E.,Taylor, P.J. (2009). The 16th ICMI Study. Challenging Mathematics in and Beyond the Classroom. Springer.

Boyer, C. B. (1996). Historia de la matemática. Madrid: Alianza.

Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, L., Oliveira P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. Lisboa. Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Coelho, A., Cabrita, I. (2015). A Creative Approach to Isometries Integrating Geogebra and Italc with ‘Paper And Pencil’ Environments. Journal Of The European Teacher Education Network, 10, 71-85. Recuperado de http://62.28.241.73/index.php/jeten/article/view/68

Fioravanti, C. (2003). Mandalas: Como usar a energia dos desenhos sagrados. Editora Pensamento, São Paulo Brasil.

Gardner, H. (2000). La Educación de la mente y el conocimiento de las disciplinas. Paidós: Barcelona.

Ministerio de Educación de la Nación (2006). Ley de Educación Nacional Nº 26206. Disponible en: ttp://www.lapampa.edu.ar:4040/repositorio/index.php/normativa/nacional/leyes/item/ley-26206

Ministerio de Educación de la Nación (2009). Resolución CFE Nº 93/ 09: “Orientaciones para la Organización Pedagógica e Institucional de la Educación Secundaria Obligatoria”. Disponible en: http://www.lapampa.edu.ar:4040/repositorio/index.php/normativa/item/cferesolucion- 2009-0093

Núcleos de Aprendizaje Prioritarios (NAP): 3º Ciclo EGB/Nivel Medio. (2006). Ministerio de Educación, Ciencia y Tecnología de La Nación. Disponible en: http://www.me.gov.ar/curriform/publica/nap/nap3matem.pdf

Ponte, J. P., Serrazina, L., Guimarães, H., Breda, A., Guimarães, F., Sousa, H., Menezes, L., Martins, G., Oliveira, P. (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

Vale, I., Pimentel, T., Cabrita, I., Barbosa, A. (2012). Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics. In 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4 (pp. 171-178). Taipei, Taiwan: PME.

Publicado
2017-04-16
Como Citar
Reid, M., Botta Gioda, R. G., & Prieto, F. R. (2017). Mandala: Outra forma de abordar conceitos geométricos. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 13(49). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/516
Secção
Propuestas áulicas
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-04
##plugins.generic.dates.published## 2017-04-16