Crenças epistemológicas de professores e alunos sobre a Matemática

  • Idania Otero Ramos
  • Annia Vizcaino Escobar
  • Darlys Carmenates Estrada
Palavras-chave: crenças epistemológicas, Matemática, aprendizagem, ensino

Resumo

O objetivo do trabalho visa caracterizar as crenças epistemológicas que tem professores e alunos sobre a matemática básica na escola "Victor Díaz Oroquieta" na província de Camagüey. A pesquisa é baseada em um projeto transacional descritivo, não experimental. A amostra foi selecionada intencionalmente sendo composta por 96 alunos matriculados no 7º, 8º e 9º ano, também incorpora os 5 professores que ensinam essa disciplina na escola. A técnica usada para a recolha de dados foi "Evocação Livre de palavras" e os dados foram processados usando o método de análise de correspondência. Os resultados obtidos mostram como as crenças epistemológicas seguem direções diferentes, expressando uma tendência a um desenvolvimento assíncrono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Idania Otero Ramos

Profesora Titular de la Facultad de Psicología de la Universidad Central de las Villas. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Máster en Ciencias Pedagógicas. Ha impartido docencia postgraduada en Cuba, Brasil, Chile, Perú, Colombia, República Dominicana y México. Participación en eventos nacionales e internacionales; publicaciones en sitios especializados.

Annia Vizcaino Escobar

Profesora de Psicología de la Universidad Central de Las Villas. Doctora en Ciencias Psicológicas; 13 años de experiencia en la docencia de pregrado y postgrado en Cuba y México. Especialista en el área de la Psicología Educativa. Participación en eventos nacionales e internacionales, autora y coautora de libros y artículos publicados en revistas especializadas.

Darlys Carmenates Estrada

Graduada de Psicología en la Universidad Central de las Villas en el 2013, con “Título de Oro”. Se desempeñó como alumna ayudante durante los últimos 3 años de su carrera. Ha participado en eventos estudiantiles nacionales e internacionales y en Grupos Científicos Estudiantiles del área de la Psicología Educativa.

Publicado
2015-11-02
Como Citar
Otero Ramos, I., Vizcaino Escobar, A., & Carmenates Estrada, D. (2015). Crenças epistemológicas de professores e alunos sobre a Matemática. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 11(42). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/638
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-08
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-02