Cincuenta años de reformas en el currículo colombiano de Matemática en los niveles básico y medio de educación

  • Alfonso Segundo Gómez Mulett
Palavras-chave: reformas, curricular, matemática, educação básica

Resumo

Este artigo mostra a evolução do currículo de matemática colombiano para o ensino primário e secundário entre 1951 e 2000, à luz das reformas educacionais e análise de alguns textos, com especial atenção para a aplicação da matemática moderna e em especial a inclusão da lógica e da moda. O estudo baseou-se numa análise documental da legislação educacional colombiana, combinada com o conteúdo dos textos de matemática utilizados no período estudadas e outras obras relacionadas. A pesquisa constatou que o currículo de matemática para educação básica mudou muito pouco, preservar o mesmo aspectos das reformas realizadas em meados da década de 1950. es.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Alfonso Segundo Gómez Mulett

Licenciado en Educación área Matemáticas y Física, Especialista en Pedagogía para el Aprendizaje Autónomo, Especialista en Sistemas de Información, Magister en Matemáticas Aplicadas, Doctor en Educación (Rudecolombia); es Profesor Titular de tiempo completo, en el Programa de Matemáticas, Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Cartagena, Campus San Pablo. Cartagena – Colombia. Su línea de investigación es la Educación Matemática.

Publicado
2014-06-30
Como Citar
Gómez Mulett, A. S. (2014). Cincuenta años de reformas en el currículo colombiano de Matemática en los niveles básico y medio de educación . UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 10(38). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/728
Secção
Secciones Fijas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2014-06-30