Práticas de ensino universitário que promovem auto-regulação da aprendizagem em matemática

  • Diana Hidalgo Moncada Universidad de Barcelona
  • Sinaí Paillalef Valencia Universidad de Concepción, Chile. Colegio Nuevo Horizonte, Chile.
  • Yuly Marsela Vanegas Muñoz
  • Javier Díez Palomar
Palavras-chave: auto-regulação, formação de professores, estratégias de aprendizagem, abordagens de aprendizagem

Resumo

A formação universitária exige mudanças no papel do professor e do estudante para enfrentar os desafios da sociedade atual. Esta pesquisa analisa as práticas que promovem a autorregularão da aprendizagem de um grupo de professores que lecionam no curso de Pedagogia da Matemática em uma universidade chilena. A percepção dos professores e de seus alunos foi registrada por meio de um “Questionário de Formas de Estudo”. Os resultados analisados mostram que os professores manifestam que promovem com mais frequência práticas destinadas a desenvolver uma abordagem profunda sobre aprendizagem, enquanto seus alunos expressam, em sua maioria, uma percepção positiva sobre práticas que promovem aprendizagem, evitando abordagens superficiais.

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Biografias Autor

Diana Hidalgo Moncada, Universidad de Barcelona

Profesora de Matemática y Computación, por la Universidad de concepción, Chile. Máster en Didáctica de la matemática, por la Universidad de Granada, España. Doctoranda del programa Didáctica de las Ciencias, las Lenguas, las Artes y las Humanidades de la Universidad de Barcelona, España.

Sinaí Paillalef Valencia, Universidad de Concepción, Chile. Colegio Nuevo Horizonte, Chile.

Profesora de Matemática y Computación, por la Universidad de Concepción, Chile. Profesora de Matemáticas en Colegio Nuevo Horizonte, Chile.

Yuly Marsela Vanegas Muñoz

Profesora Lectora Serra Húnter de didáctica de las matemáticas. Universidad de Lleida. Coordinadora del grupo IEMI de laSociedad Española de Investigación en Educación Matemática (SEIEM). Miembro del Grupo de investigación en práctica educativa y actividad matemática (GIPEAM).Líneas de investigación: enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas en las primeras edades y en la formación del profesorado.

Javier Díez Palomar

Profesor agregado de didáctica de las matemáticas. Universidad de Barcelona. Presidente de AMIE: Asociación Multidisciplinar de Investigación Educativa, España. Miembro de CREA, Community of Research for Excellence for All. Miembro de CIEAEM, The International Commission for the Study and Improvement of Mathematics Teaching.

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Publicado
2021-06-16
Como Citar
Hidalgo Moncada, D., Paillalef Valencia, S., Vanegas Muñoz, Y. M., & Díez Palomar, J. (2021). Práticas de ensino universitário que promovem auto-regulação da aprendizagem em matemática. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(62). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/211
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