Práticas de ensino universitário que promovem auto-regulação da aprendizagem em matemática
Resumo
A formação universitária exige mudanças no papel do professor e do estudante para enfrentar os desafios da sociedade atual. Esta pesquisa analisa as práticas que promovem a autorregularão da aprendizagem de um grupo de professores que lecionam no curso de Pedagogia da Matemática em uma universidade chilena. A percepção dos professores e de seus alunos foi registrada por meio de um “Questionário de Formas de Estudo”. Os resultados analisados mostram que os professores manifestam que promovem com mais frequência práticas destinadas a desenvolver uma abordagem profunda sobre aprendizagem, enquanto seus alunos expressam, em sua maioria, uma percepção positiva sobre práticas que promovem aprendizagem, evitando abordagens superficiais.
Downloads
Referências
Alegre, A. (2014). Autoeficacia académica, autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes universitarios iniciales. Propósitos y representaciones, 2(1), 79–120. doi:10.20511/pyr2014.v2n1.54
Arévalo, T., Hidalgo, D., y Paillalef, S. (2014). Prácticas de docentes universitarios en la promoción de la autorregulación del aprendizaje. (Tesis de grado no publicada). Universidad de concepción, Chile.
Cazden, C. (1991). El discurso en el aula. El lenguaje de la enseñanza y el aprendizaje. Barcelona: Paidós-MEC.
Cerezo, R., Núñez, J. C., Fernández, E., Suárez-Fernández, N., y Tuero, E. (2011). Programas de intervención para la mejora de las competencias de aprendizaje autorregulado en educación superior. Perspectiva Educacional, 50(1), 1-30.
Chiecher, A., Donolo, D., y Rinaudo, M. C. (2009). Regulación y planificación del estudio. Una perspectiva comparativa en ambientes presenciales y virtuales. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 7(1), 209-224. doi: 10.25115/ejrep.v7i17.1311
Corte, E., Verschaffel, L., y Eynde, P. O. (2000). Chapter 21 - Self-Regulation: A Characteristic and a Goal of Mathematics Education. En M. Boekaerts, P. R. Pintrich, y M. Zeidner (Eds.), Handbook of Self-Regulation (pp. 687-726). doi: 10.1016/B978-012109890-2/50050-0
Cueli, M., García, T., y González-Castro, P. (2013). Autorregulación y rendimiento académico en Matemáticas. Aula abierta. 41(1), 39-48.
Daura, F. T. (2011). La asesoría académica universitaria: Un espacio propicio para la promoción del aprendizaje autorregulado. Revista de orientación educacional, 25(47), 49-63.
De la Fuente, J., y Justicia, F. J. (2003). Regulación de la enseñanza para la autorregulación del aprendizaje en la Universidad. Aula abierta, (82), 161-172. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?Codigo=1012077
De la Fuente, J., Pichardo, M. C., Justicia, F., y Berbén, A. (2008). Enfoques de aprendizaje, autorregulación y rendimiento en tres universidades europeas. Psicothema, 20(4), 705-711.Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/3544.pdf
Díaz-Barriga, F., y Hernández, G. (2005). Estrategias docentes para un aprendizaje significativo. Una interpretación constructivista. McGraw Hill, 6(12), 397-403. doi:10.35362/rie5831441
Díaz, E., Alvarino, G. y Carrascal, N. (2011). Enfoques de aprendizaje y niveles decomprensión. Monteria, Colombia: Universidad de Córdoba.
Elvira-Valdés, M. A., y Pujol, L. (2012). Autorregulación y rendimiento académico en la transición secundaria-universidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 10(1), 367-378. Recuperado dehttp://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/612
Fernández, A. (2011). La evaluación orientada al aprendizaje en un modelo de formación por competencias en la educación universitaria. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 8(1), 11-34.doi:10.4995/redu.2010.6216
Fuentes, S. (2012). Competencias percibidas para el aprendizaje autónomo en la universidad: Una mirada desde estudiantes y docentes de primer año en Chile. Tesis Doctoral. Universidad de Granada.
Fuentes, S., y Rosário, P. (2013). Mediar para la Autorregulación del Aprendizaje. Santiago: Instituto Internacional para el Desarrollo Cognitivo, INDESCO, Universidad Central de Chile.
Gairín, J., Feixas, M., Guillamón, C., y Quinquer, D. (2004). La tutoría académica en el escenario europeo de la Educación Superior. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, 18(1), 61-77. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27418105
García, A. B. (2005). Estudio de los enfoques de aprendizaje en estudiantes de Magisterio y Psicopedagogía. Electronic Journal of Research in Education Psychology, 3(6), 109-126. doi:10.25115/ejrep.v3i6.1163
García, M. (2012). La autorregulación académica como variable explicativa de los procesos de aprendizaje universitario. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 16(1), 203-221. Recuperado de https://www.ugr.es/~recfpro/rev161ART12.pdf
Gómez, J. G., y Romero, A. R. (2019). Enfoques de aprendizaje, autorregulación y autoeficacia y su influencia en el rendimiento académico en estudiantes universitarios de Psicología. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 9(2), 95-107. doi:10.30552/ejihpe.v9i2.323
Hofer, B., y Yu, S. L. (2003). Teaching Self-Regulated Learning Through a «Learning to Learn» Course. Teaching of Psychology, 30(1), 30-33. doi:10.1207/S15328023TOP3001_05
Hofer, B., Yu, S. L., y Pintrich, P. R. (1998). Teaching college students to be self-regulated learners. En. DH Schunk y BJ Zimmerman (Eds.), Self-regulated learning: From teaching to self-reflective practice (pp. 57-83). New York: The Guilford Press.doi:10.1207/S15328023TOP3001_05
Lavasani, M. G., Mirhosseini, F. S., Hejazi, E., y Davoodi, M. (2011). The Effect of Self-regulation Learning Strategies Training on the Academic Motivation and Self-efficacy. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 29, 627-632. doi: 10.1016/j.sbspro.2011.11.285
Ley, K., y Young, D. B. (2001). Instructional principles for self-regulation. Educational Technology Research and Development, 49(2), 93-103.doi:10.1007/bf02504930
López, O., Hederich-Martínez, C., y Camargo, Á. (2012). Logro en matemáticas, autorregulación del aprendizaje y estilo cognitivo. Suma Psicológica, 19(2), 39-50. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=134225567002
Nückles, M., Hübner, S., y Renkl, A. (2009). Enhancing self-regulated learning by writing learning protocols. Learning and instruction, 19(3), 259-271. doi: 10.1016/j.learninstruc.2008.05.002
Onemli, M., y Yondem, Z. D. (2012). The Effect of Psychoeducational Group Training Depending on Self Regulation on Students’ Motivational Strategies and Academic Achievement. Educational Sciences: Theory and Practice, 12(1), 67-73. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ978433.pdf
Ortega, E. M. (2008). Aprender a aprender: Clave para el aprendizaje a lo largo de la vida. Tribuna Abierta. CEE Participación Educativa, 9, 72-78. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/bee3/b402f8f7cfe565 3f90b08dc1e013e9b1c1d6.pdf
Pérez, M. V., Díaz, A., González-Pineda, J., y Núñez, J. (2011). Autorregulación del Aprendizaje en Educación Superior. En J. Catalán (Ed.), Psicología Educacional: Proponiendo Rumbos, Problemática y Aportaciones (pp. 49-80). La Serena: Universidad de la Serena.
Pérez, M., Valenzuela, M., Díaz, A., González-Pienda, J. A., y Núñez, J. C. (2011). Disposición y enfoques de aprendizaje en estudiantes universitarios de primer año. Universitas Psychologica, 10(2), 441-449. doi: 10.11144/Javeriana.upsy10-2.deae
Pérez, M., Valenzuela, M., Díaz, A., González-Pienda, J. A., y Núñez, J. C. (2013). Dificultades de aprendizaje en estudiantes universitarios de primer año. Atenea, 508, 135-150.doi:10.4067/S0718-04622013000200010
Perrenoud, P. (2004). Diez nuevas competencias para enseñar. Educatio, (23), 223-229.
Perrenoud, P. (2005). Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed.
Pintrich, P. R. (1999). The role of motivation in promoting and sustaining self-regulated learning.International Journal of Educational Research, 31(6), 459-470.doi:10.1016/S0883-0355(99)00015-4
Pintrich, P. R. (2000). Multiple goals, multiple pathways: The role of goal orientation in learning and achievement. Journal of educational psychology, 92(3), 544-555. doi:10.1037/0022-0663.92.3.544
Pintrich, P. R. (2004). A Conceptual Framework for Assessing Motivation and Self-Regulated Learning in College Students. Educational Psychology Review, 16(4), 385-407. doi:10.1007/s10648-004-0006-x
Pintrich, P. R., McKeachie, W. J., y Lin, Y.-G. (1987). Teaching a course in learning to learn. Teaching of Psychology, 14(2), 81–86. doi: 10.1207/s15328023top1402_3
Rosario, P., Mourão, R., Baldaque, M., Nunes, T., Núñez, J. C., González-Pienda, J. A., y Cerezo, R. (2009). Tareas para casa, autorregulación del aprendizaje y rendimiento en matemáticas. Revista de Psicodidáctica,14(2), 179-192.
Rosário, P., Mourão, R., Núñez, J. C., González-Pienda, J., Solano, P., y Valle, A. (2007). Eficacia de un programa instruccional para la mejora de procesos y estrategias de aprendizaje en la enseñanza superior. Psicothema, 19(3), 422-427.doi: 2007-10908-010
Ruban, L., y Reis, S. M. (2006). Patterns of self-regulatory strategy use among low-achieving and high-achieving university students. Roeper Review, 28(3), 148-156.doi:10.1080/02783190609554354
Ruiz Bolívar, C. (2002). Instrumentos de Investigación Educativa. Venezuela: Fedupel
Salmerón, H., y Gutierrez-Braojos, C. (2012). La competencia de aprender a aprender y el aprendizaje autorregulado. Posicionamientos teóricos. Editorial. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 16(1), 5-13.
Sanmartí, N. (2019). Avaluar la competència, avaluar per ser més competent. Anuari de l'Educació de les Illes Balears, (2019), 16-27.
Sanmartí, N., y Jorba, J. (1995). Autorregulación de los procesos de aprendizaje y construcción de conocimientos. Alambique, 4, 59-77.
Schloemer, P., y Brenan, K. (2006). From students to learners: Developing self-regulated learning. Journal of Education for Business, 82(2), 81-87.
Sertel, A., y Münire, E. (2013). Self-regulation based Learning Strategies and Self-efficacy Perceptions as Predictors of Male and Female Students’ Mathematics Achievement. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 106, 2354-2364. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.270
Solano, P. (2006). Elaboración y evaluación de un programa de mejora de la competencia en estrategias de autorregulación. Tesis Doctoral. Universidad de Oviedo.
Torrano, F., y González, M. (2004). El aprendizaje autorregulado: Presente y futuro de la investigación. Electronic journal of research in educational psychology, 2(1), 1-33. https://doi.org/10.25115/ejrep.3.120
Torres, N. C. (2010). Integración de tareas" SOLO" para el desarrollo de competencias básicas en primer semestre de educación superior. Tesis Doctoral. Universidad de Granada.
Tovar-Gálvez, J. C. (2008). Modelo metacognitivo como integrador de estrategias de enseñanza y estrategias de aprendizaje de las ciencias, y su relación con las competencias. Revista iberoamericana de educación, 46(7), 1-9. https://doi.org/10.35362/rie4671916
Tuckman, B. W. (2003). The effect of learning and motivation strategies training on college students achievement. Journal of College Student Development, 44(3), 430-437. https://doi.org/10.1353/csd.2003.0034
Valle, A., González, R., Cuevas, L., y Fernández, A. (1998). Las estrategias de aprendizaje: Características básicas y su relevancia en el contexto escolar. Revista de psicodidáctica, (6), 53-68.
Valle, A., González, R., Núñez, J., Suárez, J., Piñeiro, I., y Rodríguez, S. (2000). Enfoques de aprendizaje en estudiantes universitarios. Psicothema, 12(3), 368-375.
Valle, A., Rodriguez, S., Cabanach, R., Nuñez, J., González-Pienda, J., y Rosário, P. (2009). Diferencias en rendimiento académico según los niveles de las estrategias cognitivas y de las estrategias de autorregulación. Summa Psicológica UST, 6(2), 31-42. https://doi.org/10.18774/448x.2009.6.60
Weinstein, C., Husman, J., y Dierking, D. (2000). Chapter 22—Self-Regulation Interventions with a Focus on Learning Strategies. En M. Boekaerts, P. R. Pintrich, y M. Zeidner (Eds.), Handbook of Self-Regulation (pp. 727-747). https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50051-2
Zimmerman, B. J. (2000). Self-efficacy: An essential motive to learn. Contemporary educational psychology, 25(1), 82-91. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1016
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into practice, 41(2), 64-70. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2
Zimmerman, B. J. (2005). Attaining Self- regulation a social cognitive perspective. En M. Boekaerts, P. R. Pintrich, y M. Zeidner (Eds.), Handbook of Self-Regulation (pp. 13-39). https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50031-7
Direitos de Autor (c) 2021 Diana Hidalgo Moncada,Javier Díez Palomar,Yuly Marsela Vanegas Muñoz,Sinaí Paillalef Valencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-13
##plugins.generic.dates.published## 2021-06-16