Criação de materiais educativos STEM abertos e reprodutíveis com RStudio
Resumo
A atualização dos objetos de aprendizagem presentes nos materiais didáticos da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) requer um significativo esforço colaborativo para garantir a sua validade tecnológica, mas isso só é possível em condições de reprodutibilidade e abertura. A utilização de linguagens de edição como "Markdown", e em particular, o ambiente de desenvolvimento "RStudio" e seu recurso "Rmarkdown" permitem a geração de materiais educacionais reproduzíveis e abertos baseados em documentos integrados "texto - código - resultados", de forma ágil e livre.
Downloads
Referências
Arsac G., Balachef N. & Mante M. (1992) Teacher’s Role and reproducibility of didactical situations. Educational Studies in Mathematics, 23 (1): 5-29.
Artigue, M., Douady, M. & Moreno L. (1995). Ingeniería didáctica en educación matemática. Un esquema para la investigación la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Bogotá, Colombia: Grupo Editorial Iberoamérica.
Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherche en Didactique des Mathématiques, 7(2): 33-112.
Bryan, J. & Hester J. (s.f.). Happy Git and GitHub for the useR. Recuperado el 5 de mayo de 2021 del sitio web: https://happygitwithr.com/
Fernández-Casal, R. y Cotos Yañez, T.,R. (2018). Escritura de libros con bookdown. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://rubenfcasal.github.io/bookdown_intro/
FitzJohn, R.G., Pennell, M.W., Zanne, A.E., Stevens, P.F., Tank, D.C. & Cornwell, W. K. (2014). How much of the world is woody? British Ecological Society. Journal of Ecology, 102: 1266-1272. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://besjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/1365-2745.12260
Hill, A. & De León, D. (6 de abril de 2020). Sharing on Short Notice. How to get your teaching materials online with R Markdown. RStudio Education.com Blog. https://education.rstudio.com/blog/2020/04/sharing-on-short-notice/
Hill, A. (31 de diciembre de 2020). Up & running with blogdown in 2021. ApresHill Blog. https://www.apreshill.com/blog/2020-12-new-year-new-blogdown/
Lezama J. (2005). Una mirada socioepistemológica al fenómeno de reproducibilidad. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 8 (3), 339-362. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://www.redalyc.org/pdf/335/33508306.pdf
Marwick, B. (2016). Computational Reproducibility in Archaeological Research: Basic Principles and a Case Study of Their Implementation. Journal of Archaeological Method and Theory, 23 (2), 1–27.
Monterrey, P.A. (2018). Reproducibilidad de sus resultados: Un reto ineludible para la investigación científica [versión electrónica]. Innovación & Ciencia, XXV (4). Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://innovacionyciencia.com/articulos_cientificos/reproducibilidad-de-sus-resultados-un-reto-ineludible-para-la-investigacion-cientifica
Montoya, M. S. & Lezama, Fr. (2016). La reproducibilidad de situaciones de aprendizaje en un taller de reflexión docente. Cuadernos de Investigación Educativa, 7(1), 41-54. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de:
http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-93042016000100004&lng=es&tlng=es
No, I. N. (s.f.). Tarea Clase 1 con R. Curso de Introducción a Ciencia de Datos. Recuperado el 5 de septiembre de 2021 de: http://rstudio.clasesvirtuales.org:3838/sample-apps/Tareas_interact_clase1/
No, I. N. (2020). Investigaciones: Informes de Investigación. Clasesvirtuales.org Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: http://www.clasesvirtuales.org/investigaciones.html
No, I. N., Pascal, G. y Tornillo, J. E. (2021). Clase 1- Conceptos Básicos. Curso de Introducción a Ciencia de Datos. Recuperado 5 de septiembre de 2021 de: http://www.clasesvirtuales.org/Clase_1_Irma_R_fiunlz.html#1
Peng, R.D. (2011). Reproducible Research in Computational Science. Science 334 (6060), 1226-1227.
Rodríguez-Sánchez, F., Pérez-Luque, A. J., Bartomeus, I., & Varela, S. (2016). Ciencia reproducible: qué, por qué, cómo. Revista Ecosistemas, 25(2), 83-92. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://doi.org/10.7818/ECOS.2016.25-2.11
Torrente, J., Marchiori, E, Sancho P., Martinez Ortiz, I., Mellini, B., Talamo, A. ,et al. (2018). Fomentando la creatividad: creación de escenarios de aprendizaje basados en juegos. Una guía para profesores. Programa ProActive. Dirección General de Educación y Cultura. Comisión Europea. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: http://www.ub.edu/euelearning/proactive/documents/handbook_creative_gbl_es.pdf
Tse, J. K. Y., Chan, S. W. Y., & Chu, S. K. W. (2020). Quality Assessment for Digital Stories by Young Authors. Data and Information Management, 5(1), 174-183. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://www.researchgate.net/publication/347594264_Quality_Assessment_for_Digital_Stories_by_Young_Authors
Walum, H. & De León, D. (s.f.). Teacups, Giraffes, & Statistics. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://tinystats.github.io/teacups-giraffes-and-statistics/index.html
Yihui Xie, Amber T. & Hill, A. (2021). Blogdown: Creating Websites with R Markdown. Recuperado el 5 de mayo de 2021 de: https://bookdown.org/yihui/blogdown/
Ynoub, R. (2017) “El diseño de la investigación: entre la táctica y la estrategia” Cap. X en “Cuestión de método” . Tomo II. Maestría en Metodología de la Investigación Científica. Universidad Nacional de Lanús, Argentina: [s.n.].
Direitos de Autor (c) 2022 Irma Noemi No, Julián Eloy Tornillo, Guadalupe Pascal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2022-04-29