Flores: do jardim ao GeoGebra

  • Débora Pereiro Carbajo
  • Javier Cayetano Rodríguez
Palavras-chave: Floes, GeoGebra, Curvas, Superfícies, Funcões

Resumo

Este artigo mostra como a análise e o desenho de flores são úteis na aula de matemática, descrevendo as principais técnicas de desenho de flores e dando alguns exemplos práticos de implementação com o GeoGebra.

Também são apresentadas várias propostas didáticas nas quais o desenho de flores é utilizado para trabalhar a análise matemática de funções (propriedades globais e área de recintos), assim como a referência e descrição de diferentes applets do GeoGebra, concebidos para este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Débora Pereiro Carbajo

Licenciada en Matemáticas por la Universidad de Santiago de Compostela. Profesora de matemáticas en el IES As Barxas de Moaña. Miembro de la Asociación Gallega de Profesores de Matemáticas (AGAPEMA). Miembro del Instituto GeoGebra de Galicia.

Javier Cayetano Rodríguez

Licenciado en Matemáticas por la Universidad de Extremadura. Profesor de matemáticas en el IES Albarregas (Mérida) y miembro del Grupo de Software Educativo de Extremadura (GSEEX). Director del Instituto GeoGebra Extremeño (IGEx) y miembro de la Sociedad Extremeña de Educación Matemática (SEEM).

Referências

Ancochea, B., Arranz, J.M., Muñoz, J. (2018). Construcción de superficies con GeoGebra 3D [en línea], recuperado el 6 de agosto de 2021 de https://www.geogebra.org/m/MSNNQCmE#material/d6waftkg

Muñoz, J. (2016). Me quiere, no me quiere. La ecuación de una flor, Revista Suma nº 82, 91-107.

Pérez, A. (2005). Las ecuaciones de las flores, Revista Sigma nº 26, 137-148.

Publicado
2021-08-11
Como Citar
Pereiro Carbajo, D., & Cayetano Rodríguez, J. (2021). Flores: do jardim ao GeoGebra. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(62). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/331
##plugins.generic.dates.received## 2021-08-11
##plugins.generic.dates.published## 2021-08-11