Cinema como contexto para fazer matemática na formação inicial de professores

Palavras-chave: Formação de professores, realidade, contextos ficcionais, modelação, cinema

Resumo

Que contextos são propícios para projetar tarefas que promovem processos matemáticos genuínos na aula de matemática? Geralmente, a resposta a esta pergunta menciona a palavra "realidade". Neste artigo problematizamos seu significado e questionamos se é possível que realidades ficcionais, como o cinema, sejam contextos adequados para favorecer a aprendizagem da matemática, especialmente no campo da formação de professores. Apresentamos a proposta de uma tarefa e a análise das produções dos alunos do primeiro ano do curso, ao nível dos modelos que conseguem criar e das fases do ciclo de modelação que passam pela resolução.

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Biografias Autor

Cristina Ochoviet, CFE

Doctora en Matemática Educativa (CICATA, IPN, México). Se desempeña como profesora de Didáctica de la Matemática (CFE, Uruguay). Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI, Uruguay). Su línea de investigación es la identidad y el conocimiento del profesor.

Verónica Molfino, CFE

Doctora en Matemática Educativa (CICATA, IPN, México). Se desempeña como profesora de Matemática y Didáctica de Matemática en el profesorado de Matemática (CFE, Uruguay). Su línea de investigación principal es la identidad y formación de profesores de Matemática. Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI, Uruguay).

Daniela Pagés, CFE

Doctora en Matemática Educativa (CICATA, IPN, México). Se desempeña como profesora de Didáctica de la Matemática (CFE, Uruguay). Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI, Uruguay).

Valeria Schaffel, DGES

Profesora de Matemática (Instituto de Profesores de Artigas, Uruguay), Licenciada en Filosofía (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Udelar). Se desempeña como docente de Matemática en enseñanza secundaria y como docente de Matemática y Filosofía en ÁNIMA bachillerato tecnológico.

 

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Publicado
2021-12-24
Como Citar
Ochoviet, C., Molfino, V., Pagés, D., & Schaffel, V. (2021). Cinema como contexto para fazer matemática na formação inicial de professores. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(63). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/465
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