O ensino dos números racionais. Uma experiência de pesquisa em escolas primárias e secundárias argentinas

  • Celia Benetti
  • Luisa Menichelli
  • Lorena Ronchese
  • Evangelina Cismondi
  • Ivana Oliva
Palavras-chave: números racionais, escolas primárias e secundárias, estratégias

Resumo

No artigo é apresentada uma síntese dos resultados de uma investigação sobre o ensino dos números racionais em 4 escolas primárias e 2 secundárias situadas no centro- sul da província de Santa Fé, Argentina. A investigação foi desenvolvida durante 2010 e 2011 por uma equipe formada por 3 docentes e 2 alunas do Profesorado de Matemática da Escola Normal Superior Nº 33.
Foram pesquisadas as práticas de aulas dos docentes sobre o conteúdo mencionado. Conjecturava-se que as estratégias que eles colocam em jogo determinam a maneira que seus alunos se relacionam com esse objecto matemático. Os investigadoes perceberam evidências que permitiram confrontar os resultados com as hipóteses, atingindo amplamente os objectivos propostos na investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Celia Benetti

Luisa Menichelli es Profesora en Matemática, Licenciada en Gestión Educativa y Rectora de la Institución; Lorena Ronchese es Profesora en Ciencias de la Educación y Celia Benetti es Profesora en Matemática, Física y Cosmografía. Las tres trabajan como formadoras de formadores en el Profesorado de Matemática de la Escuela Normal Superior Nº 33 “Dr. Mariano Moreno” de Armstrong, Santa Fe, Argentina, desde hace más de 10 años. Ivana Oliva y Evangelina Cismondi eran estudiantes del último año de dicho Profesorado durante la investigación; en la actualidad ya son profesoras egresadas.

Luisa Menichelli

Luisa Menichelli es Profesora en Matemática, Licenciada en Gestión Educativa y Rectora de la Institución; Lorena Ronchese es Profesora en Ciencias de la Educación y Celia Benetti es Profesora en Matemática, Física y Cosmografía. Las tres trabajan como formadoras de formadores en el Profesorado de Matemática de la Escuela Normal Superior Nº 33 “Dr. Mariano Moreno” de Armstrong, Santa Fe, Argentina, desde hace más de 10 años. Ivana Oliva y Evangelina Cismondi eran estudiantes del último año de dicho Profesorado durante la investigación; en la actualidad ya son profesoras egresadas.

Lorena Ronchese

Luisa Menichelli es Profesora en Matemática, Licenciada en Gestión Educativa y Rectora de la Institución; Lorena Ronchese es Profesora en Ciencias de la Educación y Celia Benetti es Profesora en Matemática, Física y Cosmografía. Las tres trabajan como formadoras de formadores en el Profesorado de Matemática de la Escuela Normal Superior Nº 33 “Dr. Mariano Moreno” de Armstrong, Santa Fe, Argentina, desde hace más de 10 años. Ivana Oliva y Evangelina Cismondi eran estudiantes del último año de dicho Profesorado durante la investigación; en la actualidad ya son profesoras egresadas.

Evangelina Cismondi

Luisa Menichelli es Profesora en Matemática, Licenciada en Gestión Educativa y Rectora de la Institución; Lorena Ronchese es Profesora en Ciencias de la Educación y Celia Benetti es Profesora en Matemática, Física y Cosmografía. Las tres trabajan como formadoras de formadores en el Profesorado de Matemática de la Escuela Normal Superior Nº 33 “Dr. Mariano Moreno” de Armstrong, Santa Fe, Argentina, desde hace más de 10 años. Ivana Oliva y Evangelina Cismondi eran estudiantes del último año de dicho Profesorado durante la investigación; en la actualidad ya son profesoras egresadas.

Ivana Oliva

Luisa Menichelli es Profesora en Matemática, Licenciada en Gestión Educativa y Rectora de la Institución; Lorena Ronchese es Profesora en Ciencias de la Educación y Celia Benetti es Profesora en Matemática, Física y Cosmografía. Las tres trabajan como formadoras de formadores en el Profesorado de Matemática de la Escuela Normal Superior Nº 33 “Dr. Mariano Moreno” de Armstrong, Santa Fe, Argentina, desde hace más de 10 años. Ivana Oliva y Evangelina Cismondi eran estudiantes del último año de dicho Profesorado durante la investigación; en la actualidad ya son profesoras egresadas.

Publicado
2015-12-15
Como Citar
Benetti, C., Menichelli, L., Ronchese, L., Cismondi, E., & Oliva, I. (2015). O ensino dos números racionais. Uma experiência de pesquisa em escolas primárias e secundárias argentinas. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 11(44). Obtido de https://revistaunion.org.fespm.es/index.php/UNION/article/view/604
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-01
##plugins.generic.dates.published## 2015-12-15